Indústria 4.0: Realidade sem volta e que exige protagonismo da Administração

O especialista em inovação tecnológica e gestão de pessoas Ronaldo Fragoso é um dos palestrantes do 26º Encontro Brasileiro de Administração, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio. Ele vai apresentar a palestra “O que se espera da Quarta Revolução Industrial: Torne-se um Revolucionário”, no primeiro dia do evento, onde abordará as características, causas e efeitos da chamada indústria 4.0.

Durante entrevista concedida ao CRA-RJ, Fragoso destacou que entre os principais aspectos dessa Revolução estão a integração de todos os elementos físicos e digitais das cadeias produtivas, transformação dos modelos de negócios e o uso intenso dos mecanismos de tecnologia, tais como inteligência artificial.

“A cadeia de suprimentos e de clientes vai mudando de acordo com a adoção das novas tecnologias, o que afeta também a percepção comportamental dos cidadãos. O que vai acontecer com os carros autônomos, com o varejo digital, com a concepção de digitalização bancária, por exemplo, afetará o comportamento das pessoas. Essa realidade mostra que as organizações também vão ter que mudar a forma de treinar seus funcionários, o nível de capacitação profissional deverá ser outro, até a maneira de contratação passará por mudanças. E tudo isso vai sendo alterado ao longo do tempo”, disse Fragoso.

No que diz respeito ao Brasil, o especialista acredita que o país tem potencial para entrar na Era Digital e que isso seria muito benéfico para a economia. Porém, faltam investimentos claros em pesquisas e desenvolvimentos dessas tecnologias.

“Eu diria que a possibilidade de a gente [Brasil] entrar nessa revolução industrial, adotando essas novas tecnologias, podem nos colocar em um patamar muito próximo de países já bastante  industrializados, com um nível de avanço tecnológico muito maior”, esclarece.

De maneira geral, para Fragoso não há mais como admitir a possibilidade de voltar atrás com aquilo que já foi desenvolvido e nesse cenário, o profissional da Administração precisa evoluir junto, aprender a lidar com os avanços tecnológicos. Caso contrário, se tornará obsoleto e ficará fora do mercado de trabalho. É preciso ser protagonista das mudanças e não apenas expectador.

Assista à palestra na CRA-RJ Play ou ouça na Rádio ADM RJ.

2018-07-26T16:24:58+00:0020/07/2018|Notícias|0 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.